top of page

Auto-Confiança e Auto-Estima

Temos à nossa disposição ferramentas para desenvolver a nossa Auto-Confiança e a nossa Auto-Estima, só necessitamos de as colocar em prática. Alguns exemplos como desenvolver positivamente estas duas ferramentas.

Auto-Confiança

 

Já nos apercebemos de pessoas com a sua confiança sempre em alta, pensamos que é natural. Quando alguém alcança um certo nível de conforto e está bem consigo próprio é o resultado de algumas ações do dia-a-dia que essa pessoa executa.

Ao imaginar-mos como pode ser a nossa vida se fossemos pessoas mais confiantes e totalmente a vontade connosco como nos sentiríamos?

 Como seria a nossa postura?

 Que pensamentos teríamos de nos próprios?

 Como seria o nosso tom de voz?

 Quais seriam as imagens na nossa mente?

A confiança é mais do que um simples sentimento positivo ou de palavras na nossa mente, é uma atitude e uma abordagem da nossa vida que conduz ao sucesso, à motivação e a novos caminhos na nossa vida.



Os nossos objetivos, os nossos valores, os nossos planos de ação, todos estes pontos vão ajudar a melhorar a nossa Confiança dia-a-dia, assim sentimo-nos melhores e mais capazes de agir e vencer todos os desafios que encontramos no nosso caminho.



Um princípio base é: "Tornamo-nos naquilo que pomos em prática."



Exemplos de exercícios de Auto-Confiança

 

Auto-Estima

 

A Auto-Estima faz parte do nosso dia-a-dia é uma parte importante na nossa vida. Ajuda a obter os nossos Objetivos, a concretizar os nossos Planos de Ação, a criar motivação interior para movimentar os nossos sonhos.

Todos temos Auto-Estima, esta, está ligada a forma e meio onde fomos educados, as influencias internas (da nossa família  e externas (da rádio, tv, internet).

Conhecemos casos em que os encarregados de educação falam com a criança num tom de voz forte, irritado, desiludido, e dizem "Tu não consegues fazer nada bem. Não serves para nada."

Estes sentimentos e palavras ficam gravadas no nosso consciente e subconsciente e assim a nossa Auto-Estima pode ser influenciado por tudo o que nos rodeia e principalmente por aquilo que acreditamos de nos próprios.



Enquanto que a Auto-Estima é o que pensamos de nós mesmos e os nossos valores, a Auto-Confiança é a segurança que temos em relação as nossas competências e ao nosso conhecimento sobre uma matéria.



Mais...

​Coaching​​ e PNL na ​​Educação​​​​​​

bottom of page