top of page

Programação Neurolinguística (PNL) - Neuro-linguistic programming (NLP)

Na PNL o centro é a Linguística.


Programação – Como organizamos as ideias e como estruturamos o nosso pensamento e executamos as nossas ações.

 

Neuro – Como compreendemos o mundo através do nosso sistema nervoso, o que envolve a nossa visão, audição, paladar, olfato, tato e sensações.
 

Linguística – Usamos a linguagem para mortificar o nosso pensamento, alteração de comportamento e como comunicamos com os outros.
 

A Programação Neurolinguística foi desenvolvida pelo professor de linguística John Grinder e o aluno de matemática Richard Bandler, na Universidade de Santa Cruz na Califórnia em 1970.


Estes estudaram modelos usados por Virginia Satir, Milton Erickson e Fritz Perls que por sua vez se inspiraram em outros grandes estudiosos da mente humana.
Richard Bandler e John Grinder queriam compreender porque algumas pessoas conseguem resultados fantásticos em determinadas áreas e outras apesar de muito estudo não conseguem ter tão bons resultados como os anteriores.
Bandler e Grinder criaram modelos mentais a partir de padrões linguísticos e comportamentais que usaram no seu próprio trabalho, para comprovarem os seus métodos.


A PNL é hoje considerada um dos modelos mais eficientes em processos de mudanças rápidas e objetivas. Pode ser utilizada tanto para questões emocionais como depressão, pânico, vícios, fobias, timidez e insegurança, como para questões comportamentais, como dificuldade de estudar ou resistência para praticar exercícios. É baseada na ideia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem e criam a perceção pessoal de cada indivíduo no mundo. Com técnicas de PNL o indivíduo pode alterar essa perceção pessoal, ajudando a melhorar a realidade de cada um.

 

                                 Os Pressupostos Básicos da PNL                                                     Impacto da PNL na análise de problemas

 

​Coaching​​ e PNL na ​​Educação​​​​​​

bottom of page